Esses são os especialistas que o paciente bariátrico deve consultar
Data de publicação: 01/02/2023
Desde o início do tratamento, na primeira consulta com o cirurgião, até a cirurgia propriamente dita, o paciente precisará se consultar com vários outros especialistas.
Essas consultas tem o objetivo de avaliar a saúde do paciente, identificar a indicação dele para a cirurgia e prepará-lo para o processo que inclui tanto o pré-operatório, como o pós-operatório.
Além disso, esses especialistas deverão manter o acompanhamento após a cirurgia para certificarem-se de que a evolução do paciente está seguindo dentro do esperado considerando todos os aspectos da saúde dele.
Quais são esses médicos?
Quais médicos o paciente precisa consultar antes da cirurgia, vai depender das condições de saúde e comorbidades de cada um, de forma que essa sempre será uma definição individualizada para cada paciente.
Mas, de modo geral, pelo menos todos precisarão consultar-se com um núcleo específico de especialistas que irão acompanhá-lo durante todo o processo antes e depois da cirurgia.
São especialistas fundamentais da equipe multidisciplinar:
O Cirurgião Bariátrico
O cirurgião é o médico que vai avaliar a condição de saúde geral do paciente e realizar os encaminhamentos para demais especialistas de acordo com as necessidades individuais de cada um.
É esse o especialista responsável pela realização da cirurgia e pelo acompanhamento da recuperação do paciente.
O Nutricionista
O nutricionista irá avaliar a alimentação atual do paciente, realizar a prescrição de como ela deve mudar durante a recuperação da cirurgia.
Após esse período, o acompanhamento nutricional é essencial para a realização de uma readequação alimentar adequada para suprir as necessidades nutricionais do organismo do paciente pós-cirurgia e para o restante da vida.
O Psicólogo
O acompanhamento psicológico é essencial para preparar o paciente para o procedimento cirúrgico e para o novo estilo de vida após o procedimento.
Mudar o estilo de vida é um desafio para qualquer um e é um desafio ainda maior quando a mudança é tão drástica quanto a proporcionada pela cirurgia, com a adoção de uma nova dieta e novo estilo de vida.
O Endocrinologista
O endocrinologista é o especialista que vai monitorar o funcionamento hormonal do paciente, desde o período pré-cirurgia até a completa recuperação do procedimento.
Além disso, dependendo das necessidades especificas de cada um, é possível que um acompanhamento e suplementação posterior a esse período seja necessário, como no caso de pacientes diabéticos, com tireoidismo ou qualquer outra doença endócrina prévia que necessita monitoramento regular.
Fonoaudiólogo
Além de tratar os distúrbios de fala – trabalho ao qual o fonoaudiólogo é normalmente associado – esse especialista avalia e corrige todo o funcionamento relacionado à mastigação.
O paciente bariátrico precisa reaprender a mastigar e engolir a alimentação após a cirurgia, e o acompanhamento do fonoaudiólogo é primordial para o sucesso dessas adaptações.
O Fisioterapeuta
O paciente bariátrico precisa do acompanhamento do fisioterapeuta para garantir a recuperação e fortalecimento de todo o sistema músculo esquelético e coordenação motora – dependendo da necessidade individual do paciente, também por outras razões – após a cirurgia.
Ele também garante a prevenção de lesões e correção da postura, durante todo o processo de adaptação do paciente ao seu novo corpo, garantindo uma melhor qualidade de vida ao longo prazo.
E o Educador Físico
O paciente bariátrico, para garantir a saúde, qualidade de vida e a manutenção dos resultados da cirurgia, necessita adotar um novo estilo de vida ativo, com a adoção de atividades físicas regulares em sua rotina.
Para isso o acompanhamento de um educador físico é essencial. Ele irá garantir que cada necessidade do paciente durante a recuperação seja suprida de forma adequada. E, após esse período, que ele adote um novo estilo de vida para a manutenção dos resultados no médio e longo prazo.