Refluxo Gastroesofágico
O que é a Hérnia de Hiato?
O hiato esofágico é um orifício natural no músculo diafragma através do qual o esôfago passa do tórax para o abdômen. Quando este orifício está alargado, o estômago corre o risco de sair de sua posição normal e passar parcialmente (ou totalmente) para o tórax, o que pode ser definido como Hérnia de Hiato. A Hérnia de Hiato necessitará de tratamento cirúrgico nas situações em que provoca dor, disfagia, alterações da função do esôfago e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
O que é a DRGE?
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é um distúrbio digestivo causado pelo ácido gástrico que flui a partir do estômago para o esôfago, causando sintomas e/ou alterações patológicas do esôfago.
Quais são os sintomas da DRGE?
Azia, também chamada de indigestão e queimação, é o sintoma mais comum da DRGE. A azia é descrita como uma dor no peito em forma de queimação, que começa por trás do osso Esterno e se move para cima às vezes, chegando ao pescoço e à garganta. Ela pode durar até duas horas e muitas vezes torna-se pior depois das refeições. Deitar-se ou curvar-se para frente também pode resultar em azia.
A maioria das crianças com menos de 12 anos de idade e alguns adultos, com diagnóstico de DRGE vão apresentar uma tosse seca, sintomas de asma, dificuldades para engolir ou rouquidão ao invés de azia. A azia não é um sintoma comumente desencadeado pela atividade física.
Os sintomas da DRGE podem assemelhar-se aos sintomas de outras doenças, inclusive ao infarto do coração. Consulte sempre o seu médico para um diagnóstico.
O que causa a DRGE?
O refluxo ocorre na maioria das pessoas durante poucas vezes ao dia, e se dá de forma rápida, sem causar sintomas ou doença do esôfago. Este é um refluxo fisiológico. Quando ele começa a provocar sintomas ou doença do esôfago, já temos uma condição patológica. As causas são muitas, e frequentemente se associam. As mais comuns são a hérnia de hiato, a hipotonia (flacidez) do esfíncter interior do esôfago, a incapacidade do esôfago de limpar e de devolver rapidamente o líquido refluído para o estômago.
Há fatores que contribuem negativamente para o aparecimento do refluxo:
Como é diagnosticada a DRGE?
Além de uma história médica completa e do exame físico, os procedimentos para diagnóstico de DRGE podem incluir:
O tratamento para a DRGE
O tratamento específico para a DRGE será determinado pelo seu médico com base em alguns dados:
Em muitos casos, a DRGE pode ser aliviada através de dieta e de mudanças no estilo de vida, conforme indicado pelo seu médico. Algumas formas de diminuir a azia incluem:
O tratamento cirúrgico
Quando Operar?
A cirurgia é indicada nos casos em que os tratamentos clínicos foram mal sucedidos, quando aparecem as complicações da doença ou quando o paciente não se dispõe a seguir todas aquelas recomendações necessárias e tomar os remédios. Pacientes com refluxo associado à obesidade mórbida devem optar pelo tratamento cirúrgico.
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia é feita por videolaparoscopia, com pequenos orifícios no abdômen ao invés de uma grande incisão. Desta forma, a dor pós-operatória é muito pequena e facilmente controlada com analgésicos comuns. A internação hospitalar é curta – geralmente um dia, e os riscos e as complicações são pequenos. O retorno ao trabalho ocorre geralmente em uma semana ( depende da profissão) e às atividades físicas em um mês. (Atividades físicas leves em um mês, moderadas em dois meses e intensas em três meses – confira isso com seu médico).
Vou tomar remédios após a cirurgia?
A grande maioria dos pacientes não tomará mais remédios, pois ficou curada em relação ao refluxo com a cirurgia.
Apenas 10% dos pacientes voltam e a ter sintomas de refluxo 20 anos depois de se submeterem à cirurgia.
Vou emagrecer?
Esta não é uma cirurgia para controle de peso. Voce não vai emagrecer e não vai engordar devido a esta cirurgia.
Riscos da cirurgia
Como ocorre em qualquer procedimento cirúrgico, as complicações existem. Algumas delas, possivelmente oriundas da cirurgia de hérnia de hiato e da doença do refluxo gastroesofágico podem incluir:
Orientações Gerais
Antes da cirurgia
Durante a cirurgia
A cirurgia é realizada em regime de internação hospitalar e feita sob anestesia geral.
Geralmente, uma cirurgia de hérnia de hiato e da DRGE segue este processo:
Após a cirurgia
Em casa
Uma vez que você está em casa, é importante manter a ferida cirúrgica limpa e seca. O médico dará instruções específicas para o banho. Os pontos geralmente são internos, com fio cirúrgico absorvível. Se forem usados pontos externos, eles serão removidos no retorno ao consultório.
A incisão e os músculos abdominais poderão doer, especialmente, após longos períodos de pé, portanto, o médico irá prescrever um analgésico. Tomar aspirina e outros medicamentos para a dor pode aumentar as chances de sangramento. Certifique-se de tomar apenas os medicamentos recomendados.
Andar a pé e executar movimentos limitados poderão ser incentivados, mas a atividade extenuante deverá ser evitada. O médico irá instruír sobre quando poderá voltar ao trabalho e retomar suas atividades normais.
Entre em contato com o médico para relatar qualquer uma das seguintes opções:
Após a cirurgia, o médico poderá fornecer instruções adicionais ou alternativas, dependendo da situação particular do paciente.