Dietas restritivas e a obesidade
Data de publicação: 10/08/2022

Qual a relação entre as dietas restritivas e a obesidade? A internet, revistas e inúmeras publicações mídia afora estão repletas de “soluções” milagrosas em forma de dietas exclusivas para emagrecer. Elas geralmente apostam na restrição de determinados grupos de alimentos como se fosse a salvação da pessoa com sobrepeso ou obesidade.
Atenção, pessoal, se houvesse uma solução simples, não haveriam pessoas com peso indesejado no mundo. Mesmo uma dieta que serve para um indivíduo, pode muito bem ser inútil para outro. Isso porque não existem duas pessoas com a mesma genética, com o mesmo estilo de vida e mesmo acesso à alimentação do que outra.
Na verdade, sabemos já há algum tempo, que dietas restritivas não combatem a obesidade. Se elas fazem algo é agravar a saúde da pessoa. Quando alguém segue uma dieta dessas, sem qualquer indicação e acompanhamento de um médico, ela estará sujeita ao efeito sanfona e a transtornos alimentares como a bulimia, a compulsão alimentar, anorexia e outros.
Nunca adote uma dieta – tampouco faça uso de medicamentos, vale lembrar – sem orientação médica. Essas soluções “mágicas” são muito mais uma armadilha e uma fonte de renda para quem as vende, do que uma solução de fato.
Mas e o hábito de comer de 3h em 3h, será que ajuda? Descubra a resposta aqui.
Dr. Rodrigo Nankran
Cirurgião Geral – CRM: 25825 MG